Recorte 1 | Repense a Cidade
Notícia:
MEDELLIN RECEBE PRÊMIO DE URBANISMO MUNDIAL
Fonte:
http://noticias.caracoltv.com/medellin/que-orgullo-medellin-recibe-el-llamado-nobel-de-urbanismo-mundial
Mapa Conceitual:
A partir do documentário PensoCidade, exibido em sala, podemos observar uma série de projetos desenvolvidos como forma de Repensar a cidade. Este é o caso do que aconteceu em Medellín. Se trata de uma cidade na Colômbia onde os índices de violência eram altíssimos! Jamais se pensaria hoje a cidade sendo reconhecida como um exemplo de inovação e urbanismo social.
Recorte 2 | Código de Posturas e Estatuto das Cidades
Artigo:
ESTATUTO DA CIDADE: INSTRUMENTO PARA AS CIDADES QUE SONHAM CRESCER COM JUSTIÇA E BELEZA
Fonte:
http://200.169.104.5/uploads/814/814.pdf
Mapa Conceitual:
Análise crítica:
Como debatido em sala de aula, o estatuto das cidades é um forte instrumento municipal para intervenção em seu território, além de planejamento urbano e gestão. Este assunto se liga ao recorte escolhido pelo fato de, além de ressaltar essas considerações, ele também reconhece o Estatuto da Cidade como um modo de participação direta e universal dos cidadãos nos processos decisórios. A estes, por sua vez, cabe exigir a cumprimento da mesma.
Recorte 3 | Planejamento Urbano
Revista online:
O URBANISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: A REVISÃO DE CONCEITOS URBANOS PARA O SÉCULO XXI
Fonte:
Mapa Conceitual:
Recorte 4 | Estatuto da cidade
Texto:
SAIBA O QUE É O ESTATUTO DA CIDADE E COMO SUAS DIRETRIZES INTERFEREM NO DIA-A-DIA DOS CIDADÃOS
http://www.hehimobiliaria.com.br/blog/2015/12/04/saiba-o-que-e-o-estatuto-da-cidade-e-como-suas-diretrizes-interferem-no-dia-a-dia-dos-cidadaos/
Mapa Conceitual:
Recorte 5 | História do Urbanismo
Revista online:
HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO RECENTE
Fonte:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000200015&script=sci_arttext
Mapa Conceitual:
Análise crítica:
O recorte anterior se relaciona ao tema dado em sala de aula na forma como Na forma como tenta entender o fenômeno do pensamento sobre a cidade e o urbanismo. Foram analisados pelos professores Ana Fernandes e Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes 118 trabalhos apresentados entre 1989 e 2001 nos encontros bianuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), um dos principais fóruns de discussão e difusão dessa produção.De um lado, os arquitetos-historiadores tem demonstrado um amplo conhecimento das relações e das genealogias para estruturar de forma mais complexa tanto a reflexão histórica quanto o próprio campo de conhecimento e de atuação profissional. No entanto, se os eles têm grande desenvoltura quando se trata de explorar materialidades e rugosidades do espaço, o mesmo não acontece quando se trata de entender e problematizar o tempo e suas relações com o espaço. Finalmente, dificuldades no manuseio das fontes documentais e em sua interpretação estão dentre os desafios enfrentados por esses novos historiadores.
Entender a história, considerando questões como desemprego, falta de moradia, exclusão social e violência, é importante para entender como o urbanismo se desenvolve, considerando mais as questões sociais do que a forma da cidade em si.
Recorte 6
ESTATUTO DA CIDADE: QUINZE ANOS SE PASSARAM, MAS O BRASIL URBANO
CONTINUA DESIGUAL E EXCLUDENTE / LESSANDRO LESSA RODRIGUES
http://www.archdaily.com.br/br/785520/estatuto-da-cidade-quinze-anos-se-passaram-mas-o-brasil-urbano-continua-desigual-e-excludente-lessandro-lessa-rodrigues
Mapa Conceitual:
O Estatuto da Cidade foi fruto de uma luta e representou uma boa nova para a política urbana nacional. Mas infelizmente, mesmo passados 15 anos de sua aprovação, ele ainda é subutilizado e se observa um quadro contra o qual se pretendia mudar: as desigualdades no espaço urbano. Há muitas causas e o artigo acima as destrincha de forma eficiente. A questão é que a lei em si não tem poder nem atuação por si só. É preciso, em suma, a participação comunitária para fazer valer seus direitos previstos em lei.
Recorte 7 | Conjunto Habitacional /Cortiço
Notícia:
Edifício abandonado é transformado em habitação popular no Centro.
Mapa Conceitual:
Recorte 8 | Conselho da Cidade
Notícia:
Informa como funciona o Conselho da Cidade de Joinville
Fontes:
https://ippuj.joinville.sc.gov.br/conteudo/39-O+Conselho+da+Cidade.html
Mapa Conceitual:
Recorte 9 | Metrópole
Notícia:
Densificar a região metropolitana: Estratégias e ações para uma cidade mais compacta e eficiente
Fonte:
http://www.archdaily.com.br/br/790621/densificar-a-regiao-metropolitana-estrategias-e-acoes-para-uma-cidade-mais-compacta-e-eficiente-guillermo-tella-e-martin-munoz
Mapa Conceitual:
Análise Crítica:
O texto acima traz diferentes estratégias e ações adotadas para a Região Metropolitana de Buenos Aires. Como se pode observar no recorte acima, muitos pontos foram colocados, no geral tentando requalificar toda a área e integrar/conectar as regiões. Cada região metropolitana precisa de estratégias diferentes dentro de um contexto, mas todas giram dentro deste mesmo senso. Muito se tem discutido em como tornar a cidade mais compacta e eficiente, mas os debates a respeito da metrópole tem de avançar e as resoluções e leis saírem do papel. Existe pouca vontade política envolvida pelo fato de não haver um colegiado eleitoral, eleito para governar a metrópole. A união dos prefeitos enquanto protagonistas dessa discussão tem muito a agregar.
Recorte 10 | Metrópole
Revista: ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
Fonte: http://emetropolis.net/system/edicoes/arquivo_pdfs/000/000/010/original/emetropolis_n10.pdf?1447896328
Mapa Conceitual:
Análise Crítica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário