quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Ester e Thaynara

"POR QUE SÃO PAULO É A NOVA YORK DE 40 ANOS ATRÁS?"




TEMA 1: PLANEJAMENTO URBANO

Os problemas urbanos, como crime, drogas, moradores de rua e prostituição são alguns dos problemas que Nova York enfrentava em 1970. Atualmente, São Paulo ainda vive nessas mesmas situações. Acreditam que São Paulo poderia passar por um mesmo processo que revigorou a qualidade de espaços públicos de Nova York. A organização da cidade como um todo, começa com pequenas reformas na escala de um bairro.


Não adianta querermos resolver um problema superficialmente, de maneira rápida e eficaz, deve se criar medidas para sanar o mesmo desde seu início e que não crie possibilidades de retomada desse mesmo problema. 


Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/Por-que-S%C3%A3o-Paulo-%C3%A9-a-Nova-York-de-40-anos-atr%C3%A1s







"PROJETO DE URBANIZAÇÃO, HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA REGIÃO DO CHICO MENDES, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS-SC, BRASIL"




TEMA 2: URBANIZAÇÃO E REDE URBANA

O projeto de urbanização da região do Chico Mendes se caracteriza como uma intervenção urbana em área de interesse social. Atende aproximadamente 1109 famílias, sendo elas com renda entre 2 à 3 salários mínimos, além das população que vive ao redor.

O projeto prioriza a viabilidade econômica, a sustentabilidade e tem como objetivo, geração de trabalho e renda; mobilização e organização comunitária; educação sanitária e ambiental; melhoria na condição de vida; regularização fundiária; reconstrução das moradias precárias; construção de equipamento sociais e de lazer; gerando assim, mudança estética, áreas sociais e de lazer, reconstrução viária; valorização de imóveis.


É interessante pensarmos na plenitude desse projeto, que engloba várias questões, uma delas é com a extensão da área, preocupando com as populações próximas e a intensão de geração de empregos e renda, extrapolando assim, os limites da área. 


Link para matéria:https://www.changemakers.com/pt-br/sustainableurbanhousing/entries/projeto-de-urbanizacao-habitacao-e-desenvolvimento




"ESTATUTO DA CIDADE: QUINZE ANOS SE PASSARAM, MAS O BRASIL URBANO CONTINUA DESIGUAL E EXCLUDENTE / LESSANDRO LESSA RODRIGUES"





TEMA 3: ESTATUTO DA CIDADE

O Estatuto da Cidade, aprovado em 2001, representou uma grande expectativa para a população brasileira, criou diversos instrumentos para que a cidade pudesse buscar seu desenvolvimento urbano.

O principal objetivo era resolver fatores sociais como desigualdade e exclusão social, mas houve falhas como: política urbana, não fundamentação de assuntos de grande importância, fatores exógenos, o direito de propriedade se confundiu com o de construir, aplicação da legislação urbanística, gerando dessa forma, impactos na infraestrutura das cidades e em sua vizinhança.


O Estatuto da cidade tem várias formas de garantir melhorias nas redes urbanas, uma delas seria a gestão democrática e participativa dos cidadãos, por ser de grande importância a orientação dessa população relacionadas as políticas públicas para o desenvolvimento municipal.


Link para matéria: http://www.archdaily.com.br/br/785520/estatuto-da-cidade-quinze-anos-se-passaram-mas-o-brasil-urbano-continua-desigual-e-excludente-lessandro-lessa-rodrigues





"URBANIZAÇÃO ACELERADA PROVOCA IMPACTOS AMBIENTAIS EM CARUARU"




TEMA 4: URBANISMO

O mal planejamento e falta de estruturação, vem fazendo com que as cidades sofram diversos problemas com a urbanização acelerada, exemplo disso são crescimentos verticais acelerados e a falta de preservação com a natureza, o que acarreta na difícil adaptação dos animais na fauna.

Essas questões geram auto índice de desmatamento e total desequilíbrio no habitat natural dos seres vivos. Para a solução desses transtornos, é necessário a consciência de habitação com qualidade, planejamento com total participação populacional, melhoria na consciência quanto a importância das áreas verdes, caso contrário a cidade está sujeita a incômodos, como esgotos a céu aberto, lixos e grande quantidade de insetos, o que gera transtorno para moradores de toda vizinhança.


Por essas e outras questões a ONU determinou que no território urbano para cada habitante, seja preservada uma área verde de 12m². Mas assim como na maioria das cidades, isso não é uma realidade.


Link para matéria: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2013/08/urbanizacao-acelerada-provoca-impactos-ambientais-em-caruaru.html







"MAIOR MOBILIDADE LEVOU À AGLOMERAÇÃO DE PEQUENOS CENTROS URBANOS"




TEMA 5: AS METRÓPOLES E OS DESAFIOS DA POLÍTICA URBANA


As redes entre as cidades estão cada mais presentes no cotidiano de muitas pessoas, são várias atividades, cada qual em um município próximo. Essa situação é quase imperceptível, por conta da correria do dia-a-dia.


É importante que as cidades tenham ligação, em termos de políticas administrativas que favoreçam a conexão entre as cidades, diminuindo assim, fronteiras. Além de facilitar a mobilidade urbana. Através disso, a diminuição de transporte privados e o uso de transporte coletivo seria uma boa alternativa para organização do trânsito, se possível, com faixas destinadas ao mesmo.


Link para a matéria: http://www.valor.com.br/brasil/3974698/ibge-maior-mobilidade-levou-aglomeracao-de-pequenos-centros-urbanos






"A QUESTÃO DA HABITAÇÃO"



TEMA 6: HABITAÇÃO


A questão da moradia, sendo um bem necessário de cada indivíduo, está relacionada com suas condições, sejam elas financeiras ou afetivas. Nas políticas habitacionais, o que prevalece é o interesse capitalista, dividindo a sociedade em classes sociais.

O acesso a serviços públicos, como educação, saúde e lazer, além do direito à redes e equipamentos urbanos, acessibilidade e infraestruturas estão ligadas ao desenvolvimento social.


Através disso, podemos concluir que toda ação relativa as moradias, devem ser tratadas como um assunto peculiar e necessário, para que sempre haja políticas voltadas as elas, de modo que o interesse público sempre seja priorizado. 


Link para a matéria: http://www.uesb.br/eventos/ebg/anais/2b.pdf





"MEGACONDOMÍNIO SERÁ ERGUIDO EM TERRENO DE ANTIGA RODOVIÁRIA DE SP"





TEMA 7: REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA


Reidy evidencia no documentário a relação do indivíduo com o meio inserido. Uma das suas principais preocupações é em relação a organização espacial ligada aos problemas urbanos, como acesso a habitações e uma arquitetura social.

Com a proposta de transformar uma antiga rodoviária em um megacondomínio, acreditam que além de novas moradias de interesse público, melhorariam a mobilidade urbana, pois as habitações são voltadas para as pessoas que trabalham próximas a área.
Contudo, é perceptível a importância de associar o público e a condição na qual está inserida, se de certo modo, traz benefícios para ambos interessados. 


Link para a matéria: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1750399-megacondominio-sera-erguido-em-terreno-de-antiga-rodoviaria-de-sp.shtml







"QUESTÃO HABITACIONAL: URBANIZAÇÃO MUNDIAL SE ACELERA"




TEMA 8: CAMINHADA URBANA


As habitações e a forma como estão distribuídas no espaço urbano estão relacionadas com as condições de vida das pessoas. Muitas vezes, para fugir de alugueis vão para áreas sem estruturas básicas para atender suas necessidades, mesmo que sejam distantes da zona central.

As moradias geralmente são construídas pelos próprios moradores, sem orientação técnica, podendo apresentar problemas de todos os tipos, incluindo-se o risco de desabamento. Conseguimos perceber esse tipo de situação no bairro Morada do Vale, em que parte das pessoas foram relocadas para um lugar seguro, justamente por estarem em habitações de risco. Dessa forma, receberam uma moradia própria financiada pelo governo. Mesmo em uma área segura, a população ainda enfrenta alguns problemas, como topografia irregular, falta de transporte coletivo, entre outros.


 Link para a matéria: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/questao-habitacional-urbanizacao-mundial-se-acelera.htm





"VALE DO AÇO TEM CAPITAIS REGIONAIS"







TEMA 9: QUESTÃO METROPOLITANA E RMVA


Aproximadamente na década de 1960, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo iniciaram um intenso processo de urbanização. Segundo o Diário do Aço, em 1966, esses municípios saíram de Centro de Zona para Capitais Regionais. Em 1974, foi fundada Associação dos Municípios do Vale do Aço – AMVA, como parte de uma política de planejamento microrregional desenvolvida pelo governo estadual, funcionando como referência em termos de conjuntos de atividades e centros administrativos.


Atualmente, é perceptível a influência dessas cidades no âmbito econômico, educacional e de lazer, como é o caso da Usiminas e do Shopping do Vale do Aço, que são polos significativos, em relação geração de empregos e diversão.


 Link para a matéria: http://diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=22648&t=vale-do-aco-tem-capitais-regionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário