"POR QUE SÃO PAULO É A NOVA YORK DE 40 ANOS ATRÁS?"
TEMA 1: PLANEJAMENTO URBANO
Os problemas urbanos, como crime,
drogas, moradores de rua e prostituição são alguns dos problemas que Nova York
enfrentava em 1970. Atualmente, São Paulo ainda vive nessas mesmas situações.
Acreditam que São Paulo poderia passar por um mesmo processo que revigorou a
qualidade de espaços públicos de Nova York. A organização da cidade como um
todo, começa com pequenas reformas na escala de um bairro.
Não adianta querermos resolver um
problema superficialmente, de maneira rápida e eficaz, deve se criar medidas
para sanar o mesmo desde seu início e que não crie possibilidades de retomada
desse mesmo problema.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/Por-que-S%C3%A3o-Paulo-%C3%A9-a-Nova-York-de-40-anos-atr%C3%A1s
"PROJETO DE URBANIZAÇÃO, HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA REGIÃO DO CHICO MENDES, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS-SC, BRASIL"
TEMA 2: URBANIZAÇÃO E REDE URBANA
O projeto de urbanização da
região do Chico Mendes se caracteriza como uma intervenção urbana em área de
interesse social. Atende aproximadamente 1109 famílias, sendo elas com renda
entre 2 à 3 salários mínimos, além das população que vive ao redor.
O projeto prioriza a viabilidade
econômica, a sustentabilidade e tem como objetivo, geração de trabalho e renda;
mobilização e organização comunitária; educação sanitária e ambiental; melhoria
na condição de vida; regularização fundiária; reconstrução das moradias
precárias; construção de equipamento sociais e de lazer; gerando assim, mudança
estética, áreas sociais e de lazer, reconstrução viária; valorização de
imóveis.
É interessante pensarmos na
plenitude desse projeto, que engloba várias questões, uma delas é com a
extensão da área, preocupando com as populações próximas e a intensão de
geração de empregos e renda, extrapolando assim, os limites da área.
"ESTATUTO DA CIDADE: QUINZE ANOS SE PASSARAM, MAS O BRASIL URBANO CONTINUA DESIGUAL E EXCLUDENTE / LESSANDRO LESSA RODRIGUES"
TEMA 3: ESTATUTO DA CIDADE
O Estatuto da Cidade, aprovado em
2001, representou uma grande expectativa para a população brasileira, criou
diversos instrumentos para que a cidade pudesse buscar seu desenvolvimento
urbano.
O principal objetivo era resolver
fatores sociais como desigualdade e exclusão social, mas houve falhas como:
política urbana, não fundamentação de assuntos de grande importância, fatores
exógenos, o direito de propriedade se confundiu com o de construir, aplicação
da legislação urbanística, gerando dessa forma, impactos na infraestrutura das
cidades e em sua vizinhança.
O Estatuto da cidade tem várias
formas de garantir melhorias nas redes urbanas, uma delas seria a gestão
democrática e participativa dos cidadãos, por ser de grande importância a
orientação dessa população relacionadas as políticas públicas para o
desenvolvimento municipal.
Link para matéria: http://www.archdaily.com.br/br/785520/estatuto-da-cidade-quinze-anos-se-passaram-mas-o-brasil-urbano-continua-desigual-e-excludente-lessandro-lessa-rodrigues
"URBANIZAÇÃO ACELERADA PROVOCA IMPACTOS AMBIENTAIS
EM CARUARU"
TEMA 4: URBANISMO
O mal planejamento e falta de
estruturação, vem fazendo com que as cidades sofram diversos problemas com a
urbanização acelerada, exemplo disso são crescimentos verticais acelerados e a
falta de preservação com a natureza, o que acarreta na difícil adaptação dos
animais na fauna.
Essas questões geram auto índice
de desmatamento e total desequilíbrio no habitat natural dos seres vivos. Para
a solução desses transtornos, é necessário a consciência de habitação com
qualidade, planejamento com total participação populacional, melhoria na
consciência quanto a importância das áreas verdes, caso contrário a cidade está
sujeita a incômodos, como esgotos a céu aberto, lixos e grande quantidade de
insetos, o que gera transtorno para moradores de toda vizinhança.
Por essas e outras questões a ONU
determinou que no território urbano para cada habitante, seja preservada uma
área verde de 12m². Mas assim como na maioria das cidades, isso não é uma
realidade.
"MAIOR MOBILIDADE LEVOU À AGLOMERAÇÃO DE PEQUENOS CENTROS URBANOS"
TEMA 5: AS METRÓPOLES E OS DESAFIOS DA POLÍTICA URBANA
As redes entre as cidades estão
cada mais presentes no cotidiano de muitas pessoas, são várias atividades, cada
qual em um município próximo. Essa situação é quase imperceptível, por conta da
correria do dia-a-dia.
É importante que as cidades
tenham ligação, em termos de políticas administrativas que favoreçam a conexão
entre as cidades, diminuindo assim, fronteiras. Além de facilitar a mobilidade
urbana. Através disso, a diminuição de transporte privados e o uso de
transporte coletivo seria uma boa alternativa para organização do trânsito, se
possível, com faixas destinadas ao mesmo.
Link para a matéria: http://www.valor.com.br/brasil/3974698/ibge-maior-mobilidade-levou-aglomeracao-de-pequenos-centros-urbanos
"A QUESTÃO DA HABITAÇÃO"
TEMA 6: HABITAÇÃO
A questão da moradia, sendo um
bem necessário de cada indivíduo, está relacionada com suas condições, sejam
elas financeiras ou afetivas. Nas políticas habitacionais, o que prevalece é o
interesse capitalista, dividindo a sociedade em classes sociais.
O acesso a serviços públicos,
como educação, saúde e lazer, além do direito à redes e equipamentos urbanos,
acessibilidade e infraestruturas estão ligadas ao desenvolvimento social.
Através disso, podemos concluir
que toda ação relativa as moradias, devem ser tratadas como um assunto peculiar
e necessário, para que sempre haja políticas voltadas as elas, de modo que o
interesse público sempre seja priorizado.
Link para a matéria: http://www.uesb.br/eventos/ebg/anais/2b.pdf
"MEGACONDOMÍNIO SERÁ ERGUIDO EM TERRENO DE ANTIGA RODOVIÁRIA DE SP"
TEMA 7: REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA
Reidy evidencia no documentário a
relação do indivíduo com o meio inserido. Uma das suas principais preocupações
é em relação a organização espacial ligada aos problemas urbanos, como acesso a
habitações e uma arquitetura social.
Com a proposta de transformar uma
antiga rodoviária em um megacondomínio, acreditam que além de novas moradias de
interesse público, melhorariam a mobilidade urbana, pois as habitações são
voltadas para as pessoas que trabalham próximas a área.
Contudo, é perceptível a importância de associar
o público e a condição na qual está inserida, se de certo modo, traz benefícios
para ambos interessados. Link para a matéria: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1750399-megacondominio-sera-erguido-em-terreno-de-antiga-rodoviaria-de-sp.shtml
"QUESTÃO HABITACIONAL: URBANIZAÇÃO MUNDIAL SE ACELERA"
TEMA 8: CAMINHADA URBANA
As habitações e a forma como
estão distribuídas no espaço urbano estão relacionadas com as condições de vida
das pessoas. Muitas vezes, para fugir de alugueis vão para áreas sem estruturas
básicas para atender suas necessidades, mesmo que sejam distantes da zona
central.
Link para a matéria: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/questao-habitacional-urbanizacao-mundial-se-acelera.htm
"VALE DO AÇO TEM CAPITAIS REGIONAIS"
TEMA 9: QUESTÃO METROPOLITANA E RMVA
Aproximadamente na década de
1960, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo iniciaram um intenso processo de
urbanização. Segundo o Diário do Aço, em 1966, esses municípios saíram de
Centro de Zona para Capitais Regionais. Em 1974, foi fundada Associação dos
Municípios do Vale do Aço – AMVA, como parte de uma política de planejamento
microrregional desenvolvida pelo governo estadual, funcionando como referência
em termos de conjuntos de atividades e centros administrativos.
Atualmente, é perceptível a
influência dessas cidades no âmbito econômico, educacional e de lazer, como é o
caso da Usiminas e do Shopping do Vale do Aço, que são polos significativos, em
relação geração de empregos e diversão.
Link para a matéria: http://diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=22648&t=vale-do-aco-tem-capitais-regionais
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