sexta-feira, 8 de junho de 2018

Coleção 9/9 - Tamires Duarte

9/9 -  Questão Metropolitana -  Região Metropolitana Vale do Aço 


 



Analise
A notícia fala sobre a Audiência que discute o Macrozoneamento Metropolitano da Regia metropolitana do vale do aço – RMVA que Surgiu em 1998 de um processo de conturbação acompanhado de uma integração dos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraiso.
O macrozoneamento é o primeiro nível de definição das diretrizes espaciais do Plano Diretor, estabelecendo “um referencial espacial para o uso e a ocupação do solo na cidade, em concordância com as estratégias de política urbana” (BRASIL, 2002, p. 41).
A notícia fala sobre o plano diretor que foi criado pensando na região metropolitana do vale do aço, foram realizadas reuniões para discussão dos eixos temáticos do PDDI que acontecera na sede da Agência de Desenvolvimento da RMVA, com participação efetiva dos técnicos dos quatro municípios integrantes (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso) e de profissionais envolvidos na elaboração do Plano Diretor. Todas as propostas são materializadas em mapas, que identificam as potencialidades e fragilidades de cada região e servirão de base para a construção do Plano. O objetivo do macrozoneamento é identificar os problemas existentes na região do vale do aço e criar um planejamento, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas dividido em áreas menores de interesse comum e com regras específicas de uso e ocupação.
Dessa forma podemos perceber que para que o plano diretor funcione ambas as partes devem se comprometer a analisar e identificar as potencialidades e fragilidades visando o melhor para a população da Região Metropolitana do Vale do Aço, levando em consideração os problemas com maior dificuldade ,para que os mesmos sejam solucionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário